Estão sendo realizadas reuniões com a Comunidade, os chamados Amigos do Centro Cultural, no sentido de colocar em prática ideias alinhadas como as demandas da Comunidade, do Centro Cultural e da Fundação.
Participantes
André Dutra
Armando Luiz Miranda
Bruno Alonso
Carol Vargas
Cristina Paiva Gê
Fábio João Pinheiro
Giani Carla
Guilherme Ciribeli
Joana Capella
Jorge Mazon
José Carlos Boscolo Werneck
José Geraldo Paiva Gê
Juliana Rezende
Lucilene Mariquito Coelho
Marcelo Henrique Mariquito
Maria Tereza Werneck
Mauro Barroca
Sandra Cumani
Sérgio Antônio de Paula Almeida
Veronica Cunha
Zilda Marta Almeida Candido
A IDEIA
O grupo Amigos do Centro Cultural foi inspirado na Sociedade de Estudos A IDEIA, criada por João Pinheiro Neto em 1947 e que durou até 1950, voltada a debater os grandes temas do Brasil. Em 1947, João Pinheiro Neto tinha 19 anos e esta Sociedade reunia-se toda quarta-feira na residência de seus pais, João Pinheiro Filho e Marina Barbará Pinheiro, no Rio, para receber convidados que estavam atuando na vida pública nacional e que podiam lhes transmitir alguma coisa. Um dos integrantes saudava esta personalidade e depois iniciava-se o debate.
Passaram por esta Sociedade figuras ilustres, tais como: Paulo Hortêncio Pereira Lira, presidente do Banco Central; Paulo Egídio, governador de São Paulo; Afonso Arinos de Mello Franco; Hermes Lima; Evandro Lins; Osvaldo Aranha; Israel Pinheiro; Moacir Gomes de Almeida. Presentes também em algumas reuniões, os irmãos de João Pinheiro Neto, Elmira Helena Pinheiro Nogueira Batista, Baldomero Barbará Pinheiro e Paulo Henrique Barbará Pinheiro.
O desenho abaixo, do pintor Candido Portinari foi feito em 1949. Seria a capa da Revista A IDEIA que não chegou a ser pubicada. A imagem faz parte do acervo de Sérgio Ribeiro da Costa, um dos integrantes. E seu uso por nós foi permitido pelo filho de João Pinheiro Neto, Henrique João Pinheiro.

A IDEIA
Desenho de Candido Portinari, 1949