top of page
Chegada do Cinema
Com o desenvolvimento de Miraí devido ao Café, o atual Centro Histórico recebeu a construção do Cine Theatro Mirahy e da Praça Central, hoje Praça Dr. Miguel Alves Pereira.

Inauguração do Cinema
Em 24 de dezembro de 1921 foi inaugurado pelo advogado Dr. Miguel Alves Pereira, o prédio aonde funcionou o Cine Theatro Mirahy, com capacidade para 400 pessoas.

Como Cine Theatro Mirahy
Entre dezembro de 1921 e julho de 1949 o Cinema chamava-se Cine Theatro Mirahy. No início as seções eram com filmes mudos acompanhados de pequena orquestra, depois piano até chegarem os filmes falados na década de 30.

Eventos no Cine Theatro Mirahy
Em 23 de novembro de 1928, quando foi criada a Escola Joaquim Nabuco (Hoje Escola Edméa Castelano), foi oferecido no Cine Theatro Mirahy, um banquete ao Presidente do Estado de Minas Gerais, Sr. Antônio Carlos Ribeiro de Andrada. Foi servido pela Confeitaria Paschoal do Rio de Janeiro.

Cinema Brasil
Em julho de 1949, o Cine Theatro Mirahy foi vendido para a empresa Circuito de Cinemas Brasil Ltda de Ubá - MG. Exibiu filmes do Mazaaropi, Tarzan, O Gordo e o Magro, Faroestes, Históricos entre outros. E também realizava formaturas entre outros eventos comunitários. Quando a frequência caiu muito pelo surgimento do videocassete, por exemplo, fechou suas portas em 30 de novembro de 1983. Na foto em primeiro plano Vera Chaves Pinheiro e atrás dela a miraiense Anna Luiza Tenório Alves Pereira.

bottom of page