top of page
Professora Eneida Ferreira

Nasceu em 02 de junho 1910 em Miraí, filha do farmacêutico Aristides Alves Ferreira e Honorina Moreira Ferreira que tiveram 9 filhos. Iniciou seus estudo no Grupo Escolar Justino Alves Pereira. Fez o Curso Normal em Barbacena - MG, vivendo com sua tia paterna Emília. Em 1927, aos 17 anos tornou-se professora do Grupo Escolar, quando o Sr. Álvaro Drummond era o diretor. Após 30 anos lecionando no Grupo Escolar aposentou-se na Rede Municipal e especializou-se em Geografia em Juiz de Fora - MG. Em seguida fez concurso público e assumiu a cadeira de Geografia no Ginásio Estadual Santo Antônio, no qual anos mais tarde tornou-se sua Diretora. Considerada a segunda mãe de todos os alunos! 

Na década de 60, adquiriu o terreno ao lado do Cinema Brasil, atual Centro Cultural e construiu sua casa, em estilo modernista,   projetada pelo arquiteto radicado em Cataguases, Luzimar Telles, egresso da escola carioca de arquitetura, capitaneada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Nessa casa passou a residir com sua mãe e sua irmã Marina, até seu falecimento em 26 de setembro de 1979.

Em 1994 foi criado por seu ex-aluno João Antônio Bilheiro o Centro de Cultura e Lazer Eneida Ferreira. Conta-se que certa vez a Professora Eneida foi buscar o seu aluno João Antônio Bilheiro em casa para esse não desistir dos estudos, pois lhe faltava um livro que ela lhe deu e resolveu o assunto. Em 18 de abril de 2024, a Academia Miraiense de Letras descerrou, no solar Eneida Ferreira na Praça Miguel Alves Pereira, uma placa em homenagem à Professora. A Professora possui agora sua memória eternizada na Cadeira XI da Instituição. A Comunidade presente participou da cerimônia relembrando as ações e traços de personalidade da Professora, que era alegre e gostava de cantar e de viajar. A acadêmica Vanda de Melo Garcia Vargas inaugurou o marco de memória junto ao presidente da AML, Jorge Mazon e à senhora Terezinha Florentino, representando a família da homenageada.

"Em construção".

bottom of page